Estaremos de férias desde 11 a 25 de Agosto. Encomendas feitas dentro destas datas apenas serão processadas quando regressarmos. Portes grátis em encomendas superiores a 39€ para Portugal Continental
  Blog

25 Dicas para Poupares Água!

Escrito em 02 de março de 2022

25 Dicas para Poupares Água!

70% do Planeta Terra é água! Isto sempre nos foi ensinado na escola desde pequenos. Aquilo que nos deviam ter explicado a seguir, é que apenas 1% desta água é água doce e disponível para consumo humano (PNUEA, 2022). Isto acontece porque, 97.5% de toda esta água, é água salgada e grande parte dos 2.5% restantes está presa nos glaciares (Friends Of the Earth, 2022).

 

PNUEA, 2022

 

Se já não era segredo nenhum que Portugal vai sofrer dramaticamente com os efeitos do aquecimento global, para quem era mais cético, os últimos meses, certamente tiraram qualquer dúvida!

Em baixo colocamos os dados mais recentes da monitorização da seca em Portugal no último ano, segundo o índice PDSI (Palmer Drought Severity Index). Este índice faz o balanço da água, considerando a quantidade de precipitação, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo. A partir destes dados classifica os períodos de seca em termos de intensidade.

 

 

 IPMA, 2022

   

Esta drástica evolução é, não só assustadora, mas verdadeiramente perigosa. Em 2025, “a manter-se o atual ritmo de consumo não haverá água para que a agricultura produza o suficiente para alimentar toda a população mundial”! (PNUEA, 2022)

Apesar de medidas a nível nacional e mundial serem um grande fator de mudança nesta situação, todas as gotas contam. Se cada um de nós diminuir o seu consumo de água individual, podemos ajudar a atenuar as consequências!

 

Cada um de nós necessita de cerca de 110L de água por dia, no entanto, em Portugal gastamos em média, 187L de água por pessoa por dia! (PNUEA, 2022)  

 

 

 

 

 

PNUEA, 2022

Um exercício que aconselhamos para começares a ter noção do teu efeito pessoal na situação em que vivemos, e para te ajudar a perceber o impacto que podes ter é calcular a tua pegada hídrica. Podes fazê-lo de forma simples e rápida aqui! 

 

Agora, sem mais demoras, deixamos aqui, uma lista de todos os pequenos, mas valiosos gestos que podes fazer para reduzir a tua pegada hídrica! Estas ideias, não são de todo originais, ou únicas. Pesquisamos as que fariam maior impacto segundo especialistas e acrescentamos todas as dicas que fomos aprendendo com o tempo. Colocamos no final todas as referências que utilizamos para construir este post, onde podes encontrar mais informação também. Esperamos que esta compilação te traga alguma inspiração e que, aos poucos, consigas implementar mudanças sustentáveis!

 

25 Dicas para Poupar Água

  

Na casa de banho

 

1. Toma duches mais rápidos.

    • Por cada minuto que diminuires, estás a poupar até 17L de água!
    • Está atent@ a quanto tempo demora o teu duche e vê se consegues diminuir um pouco. Todos gostamos de relaxar debaixo da água a correr, cantar e pensar em mil problemas da vida. Mas, sendo realistas, esta não é uma atitude nada sustentável e podemos fazer tudo isto com a torneira fechada. Damos-te uma pequena sugestão, se costumas aproveitar o teu duche para ouvir música, tenta garantir que não demoras mais do que o tempo de uma música. Aos poucos, tenta conseguir entrar e sair do banho antes da música acabar! 

2. Fecha a torneira.

    • Sempre. Enquanto te ensaboas, lavas as mãos ou os dentes.
    • Não dá muito trabalho e faz uma diferença gigante. Podes poupar cerca de 6L por minuto!

3. Utiliza um copo para lavar os dentes.

    • Podes achar que já é suficiente fechar a água enquanto escovas os dentes. Mas experimenta encher um copo de água e utilizar apenas essa água para lavar os dentes, em vez de abrir a torneira de cada vez que precisas de água.Vais-te surpreender com a diferença!

4. Aproveita a água de aquecer antes do banho.

    • Utiliza um recipiente que tenhas em casa (nós usamos o balde da esfregona, uma bacia grande e um jarro de água grande) para recolher a água que corre enquanto a água aquece.
    • Aproveita esta água para descargas, regar plantas, lavar os vegetais. O que fizer sentido para ti!

5. Não uses a sanita como caixote do lixo.

    • Evita descargas desnecessárias e problemas nas ETARs. Idealmente, põe um pequeno caixote de lixo na tua casa de banho, para que tudo o que não tem que obviamente ir para a sanita, seja facilmente descartado. Isto inclui cabelos, produtos de higiene feminina, lenços de papel,...

6. Muda o autoclismo para um com dupla descarga.

    • Ao teres um sistema de dupla descarga, podes usar maioritariamente a opção que poupa mais água e com o tempo vais saber quando realmente é necessário uma descarga maior. 
    • A opção de menor descarga poupa cerca de metade da água! Isto pode ser entre 2.7 e 9L de água poupada em cada descarga, dependendo da capacidade do teu autoclismo atual.

7. Colocar objetos dentro do depósito da sanita.

    • Por diferentes razões, nem sempre podes trocar o teu sistema de autoclismo. Sugerimos que coloques uma garrafa de água cheia e fechada ou tijolos dentro do depósito. Assim, estás a diminuir a quantidade de água utilizada em cada descarga.

8. Troca a cabeça do teu chuveiro por uma cabeça economizadora.

    • Existem várias opções disponíveis, só tens que garantir que o encaixe é igual à tua cabeça de chuveira atual.

9.  Se tens crianças pequenas enche a banheira com apenas 1 palmo de altura.

10. Troca o papel higiénico pelo bidet.

    • Sabemos que esta sugestão não é para todos e pode até parecer que vais gastar mais água, mas a verdade é para produzir um único rolo de papel higiénico são necessários 140L de água!
    • Numa opinião pessoal, mais prático do que os bidets que muitos ainda temos em casa, são os chuveiros higiénicos, uma opção bastante barata de comprar e fácil de instalar.

  

Em casa

 

11. Usa a máquina de lavar a roupa e loiça, apenas com a carga máxima.

12. Utiliza os programas eco das máquinas.

    • Estes programas podem ser mais longos na máquina da loiça, mas isto é para compensar a temperatura mais baixa da água.
    • Poupam cerca de 25% de eletricidade e 20% de água.

13. Se tens máquina de lavar a loiça, não laves loiça à mão.

14. Se tens que lavar loiça à mão:

    • Usa uma bacia em vez de deixares a água a correr.
    • Quando usas a água corrente, abre a torneira numa capacidade baixa. Um pequeno fio de água faz o mesmo efeito que a torneira completamente aberta, evitando o desperdício. 

15. Concerta torneiras a pingar

    • 10 pingos por minuto equivale a 6L por dia. Uma fuga maior pode significar 50L por dia!

16.  Usa redutores de caudal nas torneiras

    • Estes enroscam facilmente nas torneiras ou na mangueira do chuveiro.

17.  Rega o jardim/ plantas de manhã cedo ou no final do dia.

    • Assim evitas que a água evapore imediatamente nas horas de maior calor
    • Rega diretamente a terra e não as folhas.

18.  Recolhe a água da chuva e aproveita-a para regar as plantas 

 

Na alimentação

 

19. Consome alimentos locais e sazonais

20.  Escolhe produtos de agricultura sustentável.

    • Procura nos rótulos certificações como RA (Rainforest Aliance - conservação de biodiversidade), Ecocert (certificação biológica da UE), RSPO (óleo de palma sustentável), B Corp (impacto social e ambiental de todo os processos na empresa), IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements - Agricultura Biológica), MSC (Marine Stewarship Council), FSC (Forrest Stewardship Council - para as embalagens).

21.  Diminui o teu consumo de carne, principalmente carne vermelha.

    • Na imagem ao lado consegues ver a diferença drástica da pegada hídrica entre carne de bovino e leguminosas.

22.  Diminui o teu desperdício alimentar.

23.  Cozinha a vapor em vez de cozer. 

    • Os legumes retém mais nutrientes quando cozinhados a vapor e ficam bem mais saborosos.
    • Se preferes cozer, reutiliza a água num outro cozinhado.

  

No estilo de vida

 

24.  Consome menos, no geral.

    • Ao comprar menos, poupas a água utilizada na produção de cada coisa. 
    • 3L de água são necessários para fazer uma garrafa de água de plástico de 1L. De cada vez que escolhes usar um copo ou garrafa reutilizável, poupas água.
    • Praticamente tudo o que consumimos tem uma pegada hídrica (têxteis, alimentos, aparelhos tecnológicos,...)! Ou seja, a produção de cada coisa que compras, envolve a utilização de uma certa quantidade de água. As nossas escolhas como consumidores têm um grande impacto na nossa própria pegada hídrica. Vê alguns exemplos na imagem abaixo.

25.  Lava o carro só quando necessário.

    • Lavar o carro apenas com mangueira gasta até 200L. Podes usar um balde para ensaboar.
    • Se optares por lavagem automática, os que têm sistemas de reutilização de água gastam cerca de 35L por lavagem.

 PNUEA, 2022

 

 

Referências

  • APRH. Associação Portuguesa Dos Recursos Hídricos. Calculadora da Pegada Hídrica. ECH2O, 2020. Disponível em: <https://ech2o.aprh.pt/peghidrica/pt/ > [Acesso em 28/02/2022]
  • Poupe água com os hábitos e os dispositivos certos. DECO PROTESTE,  2022. Disponível em: <https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/agua/noticias/poupe-agua-habitos-dispositivos-certos> [Acesso em 28/02/2022]
  • 13 Best Ways to save water. Friends of the Earth, 2022. Disponível em: <https://friendsoftheearth.uk/sustainable-living/13-best-ways-save-water> [Acesso em 28/02/2022]
  • Seca em Portugal: dicas para poupar água no dia a dia. Idealista, 2022. Disponível em: <https://www.idealista.pt/news/financas/economia/2022/02/11/50940-seca-em-portugal-dicas-para-poupar-agua-no-dia-a-dia> [Acesso em 28/02/2022]
  • Monitorização da Seca. IPMA, 2022. Disponível em: <https://www.ipma.pt/pt/oclima/observatorio.secas/ >. [Acesso em 28/02/2022]
  • MARQUES TIAGO, Mariana; RIBEIRO, Ana Isabel. Estamos em seca. Saiba como poupar água. Público, 2022. Disponível em: <https://www.publico.pt/2022/02/01/sociedade/noticia/seca-portugal-continental-saiba-reduzir-consumo-agua-1993914> [Acesso em 28/02/2022]
  • Mekonnen, M.M. and Hoekstra, A.Y. (2010) The green, blue and grey water footprint of farm animals and animal products, Value of Water Research Report Series No.48, UNESCO-IHE.
  • PNUEA, Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água. Valor da Água. Portal da Água, 2022. Disponível em: <https://www.portaldaagua.pt/valor-da-agua.html> [Acesso em 28/02/2022]
  • ROBBINS, Noel. Flushing Forests. World Watch, 2010. Disponível em:<http://www.noellerobbins.com/pdf/Flushing%20Forests%20World%20Watch%202010.pdf> 
  • WRAP, Waste and Resources Action Programme. Love food, hate waste, 2018. Disponível em: <https://www.lovefoodhatewaste.com/> [Acesso em 01/03/2022]

 

 


×