Portes grátis em encomendas superiores a 39€ para Portugal Continental
  Blog

4 vantagens de uma Alimentação "à base de plantas"

Escrito em 27 de janeiro de 2022

 Já todos sabemos que é melhor para o ambiente se diminuirmos o consumo de carne e dermos preferência a uma alimentação rica em vegetais e leguminosas. Mas sabes porquê? Pondo de parte toda a questão ética (deixamos isso para um futuro post senão vamos dispersar), explicamos aqui 4 razões que nos levam a insistir tanto nesta alteração de um estilo de vida que nos caracteriza tanto. A nossa alimentação!

 

1 - Menos Emissões que levam ao Aquecimento Global

 

Qualquer dieta que escolhas vai ter, direta ou indiretamente, um impacto em termos de emissões de gases de efeito de estufa que contribuem para o aquecimento global. Há já vários estudos que compravam, no entanto, que uma dieta com elevado consumo de carne leva a 2.5 vezes mais emissões do que uma dieta vegan. 

 

 

 

 

2 - Pegada Hídrica Menor

 

É fácil de ver pelo gráfico acima, que trocando carne de bovino por

leguminosas (por exemplo), a nossa pegada hídrica diminui consideravelmente.

Se estiveres interessad@ em conhecer a tua própria pegada hídrica

podes fazer o cálculo neste website!

  

 

 

                                              3 - Ocupa menos área

 

Hoje em dia, metade de toda a área hábitável do Mundo é ocupada pela Agricultura. De toda esta área, a grande maioria destina-se à pecuária. Este é o espaço para os animais, mas principalmente para as plantações necessárias para os alimentar. 

Com o crescimento populacional, o espaço disponível será cada vez mais escasso. Continuando a consumir carne a este nível não teremos alimento suficiente para todos. Se diminuíssemos o nosso consumo de carne, estaríamos a libertar área para plantações destinadas ao consumo humano que alimentam um maior número de pessoas com a mesma área.

   

4 - Desflorestação                                                  

Diretamente relacionado com o que falamos em cima, a maior causa de desflorestação é a expansão do terreno para agricultura para alimentação da indústria animal, tais como plantações de soja. 

 

Mais uma vez, insistimos que não te cabe a ti, a responsabilidade de nunca mais tocar em carne. Mas, se conseguires diminuir aos poucos o seu consumo, vais melhorar um pouco o teu impacto em cada uma destas áreas também!

 

Referências

×